Como aumentar a retenção do seu site?

Se você quer que seu site se destaque e mantenha os visitantes por mais tempo, precisa pensar na experiência do usuário de ponta a ponta. Não basta só ter um conteúdo legal, o design, a navegação e até o jeito como a página carrega fazem toda a diferença.

Vamos falar sobre o que realmente importa para que seus visitantes não saiam correndo e, quem sabe, até voltem mais vezes.

1. Objetividade é a chave

Os usuários gastam, em média, 5.59 segundos lendo o que está escrito na página. Isso quer dizer que você tem que ir direto ao ponto! Nada de enrolar ou usar palavras complicadas.

As informações mais importantes precisam aparecer logo de cara, principalmente porque 57% do tempo dos visitantes é gasto na primeira metade do site (ou above the fold), ou seja, no que eles veem antes de rolar a página.

Se você quer que eles continuem lendo, capriche nesse início e mantenha o conteúdo fácil de entender.

2. Navegação simples = Menos saídas

A navegação do site é como um mapa. Se o usuário não consegue encontrar o que procura rápido, ele vai embora.

Em média, as pessoas passam 6.44 segundos olhando o menu principal. Isso significa que o menu precisa ser claro e intuitivo. E não é só uma questão de facilitar a vida: 50% dos usuários julgam a empresa pelo design do site.

Um site confuso ou feio vai fazer com que as pessoas saiam e, pior, podem até criar uma imagem negativa da sua marca.

3. Quanto tempo você tem?

Os visitantes passam, em média, 54 segundos em cada página. Pode parecer pouco, mas é tempo suficiente para você engajá-los. Claro, se a página for chata ou difícil de entender, esse número despenca.

Além disso, 38% dos usuários simplesmente ignoram um site se o layout for feio ou mal feito. Então, caprichar no visual da página e garantir que ela seja fácil de navegar é essencial para que as pessoas fiquem mais tempo e queiram explorar outras partes do seu site.

4. Grave vídeos!!!

Se tem uma coisa que faz as pessoas ficarem mais tempo no site, são os vídeos. Páginas com vídeos conseguem aumentar o tempo de permanência em até 88%, o que faz com que os usuários passem, em média, seis minutos por página. Isso porque o vídeo é uma forma mais dinâmica de se comunicar, mantendo o visitante envolvido por mais tempo.

Colocar vídeos nas áreas mais visíveis, como na parte superior da página, pode ser uma ótima jogada para aumentar o engajamento.

5. Um design de respeito

A primeira impressão importa – e muito!

Se o design do seu site for ruim, 57% dos usuários não vão recomendar o seu negócio. E não é só a aparência que conta. O site também precisa ser funcional, fácil de navegar e ter chamadas claras para ação, como botões chamativos de “compre agora” ou “saiba mais”.

Com um design bem feito, você não só melhora a experiência do usuário como aumenta as chances de ele interagir mais com seu conteúdo.

Conclusão

Se o site oferece uma boa experiência – com navegação fácil, conteúdo envolvente e um visual bacana – a tendência é que as pessoas queiram explorar mais. Isso significa menos bounce rate (ou seja, menos gente saindo do site sem fazer nada) e mais cliques.

A chave está em combinar um design amigável com conteúdo relevante e, se possível, vídeos. Com tudo isso funcionando junto, você aumenta as chances de manter o visitante no site e de ele se interessar por outras seções, produtos ou serviços que você oferece.

Fonte: Forbes

Compartilhe com alguém:

Mais textos

Blog
Daniel Victor Dias

As redes sociais substituíram os sites?

Você já pensou em como as marcas se aproximam dos seus clientes hoje em dia? Antigamente, era comum um anunciante ir a uma praça, subir em uma plataforma e anunciar seu produto. Interessados recebiam folhetos com informações sobre demonstrações em

Leia mais »
Blog
Daniel Victor Dias

Ter um site ainda é relevante?

No cenário atual da comunicação digital, onde as redes sociais e as plataformas de conteúdo dominam as telas e se tornaram ferramenta de venda, uma pergunta que muitos empreendedores e profissionais liberais se fazem é: ter um site ainda é

Leia mais »